Passos para criar um blog de qualidade

Uma página na internet já foi um diferencial, seja ele profissional ou pessoal. Hoje podemos afirmar, que para a grande maioria das situações, ela é mais do que obrigatória. Isso por dois fatos: pelas possibilidades que o blog te proporciona e pela facilidade em criá-lo. Criar um blog é uma coisa que qualquer um, com um mínimo de conhecimento em informática pode fazer. Hoje existem inúmeras plataformas, tutoriais e dicas para criar um blog de maneira adequada e que se encaixe em suas expectativas.

 Etapas para criar um blog

Qualquer blog precisa passar por algumas etapas para ser criado. Veja algumas delas, que vão facilitar a criação do seu:

  • Domínio: esta é talvez a parte mais importante, já que ele é seu endereço na internet. Neste sentido, a HGIDC oferece excelentes possibilidades para seu negócio!

 

  • Tema: este é o ponto principal. Para ter um blog que venha a ser de valia para você, é necessário que você saiba o que vai tratar neste blog. Quanto mais específico ele for, mais chances você tem de fazer ele bombar. Por exemplo, um site de notícias teria a concorrência de grandes empresas. Porém se ele for feito, especificamente para uma pequena região ou cidade, as chances de acessos e de sucesso são muito maiores.

 

  • Escolha uma plataforma: por ser um site básico, o blog não precisa de plataformas mais complexas. Basicamente, você pode escolher as duas mais conhecidas e mais eficiente: o WordPress você precisa configurar o blog, de acordo com o que você quer e então colocar nele os componentes que você quiser.

 

  • Escolha uma aparência (tema): com uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar temas gratuitos e que se enquadrem no que você precisa. A aparência é fundamental para melhorar as experiências dos usuários, portanto ela deve ser pensada de maneira estratégica. Além disso, um tema responsivo, que pode ser visto em aparelhos móveis, como celular e tablet, também é fundamental para angariar mais visitantes.

 

  • Produza conteúdo: após as etapas de configuração e escolha do tema, você precisa produzir conteúdo para que as pessoas venham até seu site. Podem ser textos, vídeos, imagens e tudo mais que for trazer visitantes para seu blog.

 

  • Crie páginas nas redes sociais: principalmente quando está começando, um site precisa e muito, que as pessoas o conheçam. Por isso, crie perfis nas redes sociais e poste lá os links dos conteúdos novos que você criar, pois desta forma, o número de visitantes será muito maior.

 

Estas são as 6 etapas básicas que devem ser seguidas quando se pensa em criar um blog. Questões menores irão surgir e para que você não fique sem saber como solucioná-las, continue acompanhando este blog.