Cloud Computing para empresas

Nos dias atuais, o maior desafio das empresas é conseguir mais resultados, utilizando menos recursos, em um mercado extremamente competitivo. E é neste cenário, que o cloud computing se destaca, pela sua eficácia e baixo custo, já se tornou realidade em várias organizações.

Segundo pesquisas, no ano de 2013, o setor de cloud computing movimentou nada menos que US$ 257 milhões. E não para por ai. E, 2014, a computação em nuvem elevou o número para mais de US$ 800 milhões, e a expectativa é que continue a crescer por muito tempo ainda.

Um dos pontos que fazer o cloud computing ter tanto sucesso é o fato de ele atender as exigências de todo tipo de empresa, desde uma micro empresa até uma multinacional. As grandes empresas vêem no cloud computing a oportunidade de conseguir mais eficácia, rapidez, e principalmente o custo reduzido. Já para empresas menores, a computação em nuvem é uma chance para ter soluções robustas e eficientes, sem precisar investir muito.

Ainda contando com todos esses benefícios, muitas empresas ainda tem certo receio em investir na cloud computing, mesmo com a garantia de segurança e privacidade, que são premissas na computação em nuvem. Cada empresa tem uma tolerância diferente no que diz respeito a tolerância aos riscos e a privacidade dos dados pode ser determinada em níveis distintos. Em servidores de cloud privados, as políticas de segurança, que já foram adotadas pela companhia, serão apenas atualizadas para um novo modelo. Já nas públicas, as políticas de privacidade mudam de acordo com os métodos que são adotados pelo provedor. No entanto, além de flexibilidade e agilidade, ambas as alternativas oferecem desempenho e segurança.

Ainda existe a possibilidade de criar um ambiente híbrido, que seria ideal para empresas que tem o desejo migrar para o novo modelo gradualmente, ou querem ter uma migração sem grandes impactos, de acordo com as regras de segurança da companhia. Manter as informações mais importantes no ambiente físico atual, e, em paralelo, incorporar outros serviços em qualquer tipo de cloud , de uma forma integrada, para que as aplicações se comuniquem entre si. Com isso,é possível gerenciar as expectativas, e a empresa obtém mais elasticidade, com várias mudanças e investimentos.

A cloud computing ainda incentivas discussões sobre segurança e confiabilidade, porém, a adoção e as dúvidas sobre ela favorecem a profissionalização dos provedores, e isso causa um aprimoramento dos serviços de cloud. Futuramente, será quase impossível pensar em um sistema eficaz na área de TI, sem mencionar a cloud computing.